sábado, 13 de junho de 2009

Blu-Ray Sony BDP-S350: a minha resenha.


Depois de muito pesquisar, decidi em adquirir o Blu-Ray da Sony. Apesar do (ainda) alto custo, ele é o que oferece a melhor reprodução upscale de DVDs do mercado nacional. Isto de acordo do o site da CNet.

O mais importante num reprodutor de DVD atualmente não é sua capacidade de upscale. Há muitos que fazem isso com facilidade por um custo muito inferior. Mas o grande desafio está no Pull-down 3:2. Somente um bom aparelho consegue fazê-lo.

Meu outro aparelho é um Samsung DVD-P366. Ele consegue transmitir uma imagem 480p, sem maiores dificuldades. Mas o Pull-Down 3:2 dele é inexistente. Usei o HQV Benchmark DVD para detectar isso. Mais importante que obter uma imagem progressiva é usar uma conversão correta de frames, podendo assim usufruir totalmente do que um disco DVD pode oferecer. Portanto, ao invés de usar a baixa qualidade da imagem progressiva do Samsung, optei em deixar o meu televisor fazer o Pull-Down usando o Film Mode.

O salto em qualidade para o Sony BDP-S350 foi mais que notório. Além de transmitir uma imagem totalmente sem interferências via HDMI, o aparelho é capaz, não somente de detectar o Pull-Down automaticamente, mas também o formato da imagem (4:3 ou 16:9) e reduzir o ruído da compressão MPEG satisfatoriamente.

Meu único "tiro no escuro" foi quanto a capacidade de desbloqueio de área. O vendedor já havia me avisado que a modificação é impossível. Um técnico especializado, que já havia desbloqueado um outro DVD Player RCA meu via hardware, também me alertou. Mesmo assim decidi arriscar. Segui as instruções na página do modelo dentro do site Video Help, usando um controle One 4 All de R$ 50 e, salve, funcionou! O site indica que o desbloqueio funciona em aparelhos europeus. Muitos brasileiros que trouxeram o player dos EUA não conseguiram debloqueá-lo. Mas, aparentemente, o equipamento oferecido oficialmente no Brasil pela Sony, pode ser desbloqueado, sim. Chequei até a fazer um update de firmware e o desbloqueio persistiu. Não poderia estar mais feliz.

A única limitação existente é com DVDs PAL, europeus. Apesar de ouvir o áudio, a imagem não aparece via HDMI. E usando qualquer conexão analógica, inclusive vídeo composto, a imagem chega deformada. Certamente é uma limitação de hardware. Manterei o Samsung para esta finalidade.

O triste foi ver como alguns DVDs tem uma imagem que deixa muito a desejar. Minha mais triste constatação foi com as versões extendidas do Senhor dos Anéis. Estão cheias de ruídos MPEG nas regiões de maior contraste de cores. Os DVDs da Pixar, ao contrário, ainda oferecem uma qualidade que mais se aproxima de um Blu-Ray.

Add. 26/01/2010: Fui instruído que a limitação de discos PAL é do meu televisor e não do Player. Não tenho como testar, mas creio ser verdade.

2 comentários:

Office slave disse...

Roger, eu sou leigo nesse assunto e preciso de uma orientação. Comprei o Sony BDP-S360, já vi em outro lugar que os códigos de desbloqueio seriam os mesmos, acho que vou arriscar. A minha dúvida é a seguinte, qualquer controle universal serve ou esse modelo que você colocou link é mais indicado? Pois achei um outro bem em conta no Mercado Livre, mas estou com receio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-108769345-controle-remoto-universal-para-tv-one-for-all-urc7611-_JM

Obrigado

Roger C. Rocha disse...

Eu realmente não saberia lhe dizer. Imagino que tendo um botão "DVD" e sendo da mesma marca ele deve funcionar.