sábado, 22 de novembro de 2008

Boxee


Acabou minha mamata da iTunes Store, mas hoje recebi algo muito melhor: meu convite de acesso ao Boxee, software de media center. Ainda em fase de testes, ele hoje funciona como o Orkut era no seu início, somente aceitando usuários por meio de convites. Fiz meu pedido pelo site há mais de dois meses.

Boxee foi desenvolvido com a intenção de ser gratuito e open-source, chegando primeiro ao MacOS X, Linux e recentemente ao AppleTV. Uma versão Windows está prestes a sair.

Ele tem uma interface muito elegante, chegando a superar a própria interface do AppleTV (a melhor do mercado, até o momento) e seu formato open-source traz inúmeras vantagens. A mais marcante é seu funcionamento como rede social, onde pode-se adicionar amigos, recomendar videos e música, compartilhando seus gostos pessoais com o resto do planeta. Devido ao seu formato modular, no Boxee também é possível conectar a outros serviços de distribuição de conteúdo online, anteriormente disponíveis somente por meio de um browser, como Last.fm e Picasa. A CNN e o canal Comedy Central também disponibilizam clipes ou mesmo programas inteiros. 

Infelizmente, a grande vantagem do software não está disponível fora dos EUA: sua conexão com a rede Hulu, um tipo de iTunes Store mantida por meio de anúncios, onde é possível assistir diversos episódios de TV instantaneamente, sob-demanda, de graça, dentro da lei.

Se você tem uma biblioteca extensa de arquivos AVI com eu, o Boxee os reconhece no disco local ou na rede, chegando até a inserir meta-dados como sinopse, ficha técnica e imagem de poster automaticamente. No caso de séries de TV, ele organiza os episódios por temporada, adicionando o título de cada um, não importa a forma como eles estejam organizados no disco. Simplesmente genial! Durante a reprodução de um vídeo ainda é possível pesquisar legendas na intenet e inserí-las imediatamente. 

Tudo isso por meio de um controle remoto (caso seu equipamento não o tenha, mouse e teclado também funcionam). Melhor impossível.

Fiquei realmente fascinado. 

Quem tiver interesse em experimentar, me dê um toque deixando seu e-mail que eu envio um convite.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Tem algum convite ainda?
favor enviar para...

desde já fico agradecido.

roaccioly at gmail . com