terça-feira, 16 de setembro de 2008

Não há barra de menu! E ninguém percebeu.


A notícia da última semana foi o lançamento do navegador do Google, o Chrome. Tive finalmente a oportunidade de experimentar graças ao pessoal da CodeWeavers que desenvolveu um ambiente de emulação para Mac e Linux, chamado CrossOver Chromium.

Acho que já vi umas cinco resenhas. Todas mencionam as mesmas coisas: a cor, o layout minimalista, a rapidez com Java, os bugs (duh... o que do Google não é Beta?). Mas parece que ninguém percebeu o MAIS importante: não há barra de menu na janela do Chrome.

Esta foi uma das características que sempre me chamou atenção no Mac. Ao invés de cada janela ter a sua própria barra de menu como no Windows, o Mac tem somente uma que fica fixa no topo da tela e muda de acordo com a janela que está ativa.

O Chrome foi um passo a frente e eliminou a barra POR COMPLETO. Algo que achei que fosse impossível no Windows, por alguma necessidade de programação do sistema, se mostrou não somente factível como também revolucionário.

Softwares estão ficando cada vez mais complexos de se usar. E o melhor exemplo disso é o Photoshop. Comecei há 10 anos usando a versão 4.0. Ele já chegou na versão 11.0 e está abarrotado de funções, janelas, paletas de comando, botões... socorro!

O Google simplificou o software que já é encontrado em todos os computadores do planeta de uma forma inusitada: substituiu a barra de menu por dois pequenos botões do lado direito da barra de endereço. Um sugere opções de página (nova, salvar, imprimir etc) e o outro sugere ferramentas (opções, histórico, downloads etc.). Simples e auto-explicativo. De quebra eles também limaram a barra de título. Totalmente desnecessária uma vez que agora só navegamos por tabs.

Estou surpreso e contente. 

Quem sabe o Google não lança um sistema operacional que debulhe o Windows (o que não é difícil) e que seja mais fácil de domar que o Ubuntu?

2 comentários:

iPivo disse...

Se a Google fizer isso a Apple vira fabricante de iPod, até a Google lançar um mp3 player.

Roger disse...

Se a Apple continuar fazendo a casca, eu compro. :-)