terça-feira, 1 de abril de 2008

Radiohead X NIN - Round 3 - Eles devem estar de brincadeira.


Radiohead, por favor, pare de me decepcionar.

Achei que fosse uma coisa temporária, mas os caras só faltam se pegar no muque. Agora é o Radiohead que inventou de liberar faixas para remix. Só que pagas!

What the fuck?! Ou melhor "Go fuck yourself."

O Trent está fazendo isso há quase um ano. E para fazê-lo ele teve que mandar a gravadora para a "puta-que-pariu" e se arriscar. Se arriscar muito. 

Tudo é de graça. Todas as músicas da banda estão disponíveis para download em remix.nin.com. As faixas remixadas feitas pelos usuários são votadas, comentadas e baixadas, pelos próprios usuários. Agora até foram colocados no ar Feeds RSS para os mais votados. Assim fica possível baixar automaticamente as músicas pelo iTunes. Existem lá pérolas maravilhosas. Releituras completas das músicas.

Isso se chama compartilhamento. O artista faz um trabalho que inspira outras pessoas a recriarem, devolvendo ao artista o seu próprio trabalho e desenvolvendo a própria capacidade de criar novos trabalhos. Assim, todo mundo sai ganhando.

A estratégia do Radiohead não poderia ser mais diferente e diretamente oposta. Só há uma música disponível para remix, Nude. As faixas estão disponíveis somente pelo iTunes e ainda são pagas. Custa US$ 4,95. Na página diz, em legras garrafais:

"(...)Se você quiser explorar comercialmente (sua versão da música) você precisará da nossa permissão. Você não tem qualquer tipo de propriedade legal sobre esta música simplesmente por retalhá-la ou o que for."

Isto é simplesmente ridículo! Quem eles estão querendo enganar? 

Ironicamente as duas primeiras frases da música são:
Don't get any big ideas
They're not gonna happen

Não gosto se ser tão parcial. Acho que é a primeira vez que exponho minha opinião tão diretamente neste blog, mas não estou conseguindo me conter. Isto é hipocrisia num grau que nunca havia visto na vida.

Bom, de qualquer forma, a música é deles e eles podem fazer o que quiser com ela. Só acho que para uma banda de vanguarda, este pensamento é deveras retrógrado.

Acho que eles precisam aprender um pouco sobre o conceito de Open Source Resistance com o Trent.

Nenhum comentário: