terça-feira, 1 de abril de 2008

Aulas de Marketing, de graça



Quando estudei Marketing, nos longínquos anos 90, uma das primeiras coisas que aprendemos foi identificar nossos santos. Os santos do Marketing. 

Entre eles, Philip Kotler, que nos deixou nossa "bíblia". Ainda tenho ela aqui: Administração em Marketing. Leitura obrigatória.

Al Ries, o moço da foto. Este escreveu os "dez mandamentos", ou melhor, As 22 Leis Imutáveis de Marketing em 1993 com seu truta, Jack Trout. Faço uma tradução livre abaixo:

1. É melhor ser o primeiro do que ser o melhor.  
2. Se não consegue ser o primeiro numa categoria, crie uma categoria para ser o primeiro. 
3. É melhor ser o primeiro na mente do que ser o primeiro no mercado. 
4. Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções. 
5. O mais importante conceito de marketing é possuir uma palavra na mente do público. 
6. Duas empresas não podem possuir a mesma palavra na mente do público. 
7. A estratégia a ser usada depende da altura em que se ocupa na escada. 
8. A longo prazo, todo mercado se torna uma corrida entre dois cavalos. 
9. Se procura ficar no segundo lugar, sua estratégia é determinada pelo líder. 
10. Ao longo do tempo, uma categoria se dividirá, tornando-se duas ou mais categorias. 
11. Os efeitos do Marketing acontecem a longo prazo. 
12. Há uma pressão irresistível de extender o valor de uma marca. 
13. Tem que se abrir mão de uma coisa para conseguir outra. 
14. Para cada atributo positivo há um oposto negativo. 
15. Quando se admite um atributo negativo, o público lhe mostrará um positivo. 
16. Em cada situação, somente uma decisão lhe trará resultados efetivos. 
17. A não ser que você escreva os planos no concorrente, não há como prever o futuro. 
18. Sucesso geralmente traz arrogancia. E arrogancia, fracasso. 
19. O fracasso deve ser esperado e aceito. 
20. Uma situação é geralmente o oporto do que é mostrado na mídia. 
21. Programas bem sucedidos não são construídos em modas, mas em tendências. 
22. Sem o devido investimento, uma idéia não sairá do chão.

Basicamente o curso é isto. E eu demorei quatro anos prá aprender isso? Depois de ler as leis, parece tão fácil entender marketing e as leis parecem tão universais que posso até aplicá-las para mim mesmo no mercado de trabalho.


Para ajudar ainda mais, Al Ries produz o The Ries Report, spots ocasionais de 10 minutos em que ele e sua filha Laura abordam diversos assuntos, deste o tamanho ideal de um logo, como escolher uma palavra para possuir na mente do público e o futuro do iPhone. Não chamo de podcast porque não tem como baixar os flash-videos automaticamente, mas é tudo de graça. 

Na época que estudei, para obter opiniões atualizadas de profissionais sobre o mercado era necessário gastar centenas de Reais por ano com assinaturas de revistas e jornais especializados. Felizmente com o advento da Internet e do bom senso das pessoas, estas informações podem ser livremente obtidas por aí.

P.S.: Ah, quase esqueci: entendimento de inglês é outro pré-requisito nesta profissão.

Nenhum comentário: