quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

"This flower is scorched"


O que aconteceu com o R.E.M.? Uma de minhas bandas favoritas esta passando por uma fase difícil. E não é algo temporário. Estão em crise de meia-idade mesmo, há uma década.

Em 1 de Março de 1995, durante um show na Suiça, o baterista Bill Berry teve um colapso em decorrência de aneurisma cerebral e teve que passar um uma cirurgia de emergência. Dois anos depois, numa declaração oficial, ele decidiu sair da banda. Estava muito cansado. Ele é o baterista mais multi-instrumentista que conheço, mais até que Phil Collins. Toca baixo, violão, piano e conceitualizou muitos trabalhos da banda. Suas mãos estão em muitas faixas de estúdio e ao vivo.

O próximo álbum da banda, Up, saiu no final de 1997. Quase sem bateria nas músicas e apresentando levadas bem calmas com letras tristes mostrou que eles estavam bem down mesmo. Os dois outros seguintes saíram no mesmo esquema. Umas das bandas mais criativas e prolíferas dos últimos vinte anos estagnou. Sem emplacar hits (com exceção de Imitation of Life que foi o primeiro nº. 1 da banda no Japão) , eles perderam com a saída de Berry uma das pernas e estão cambaleando como uma mesa.

Peter Buck deixou de criar levadas pesadas na guitarra. Mike Mills nunca mais voltou harmonizar os vocais. E Michael Stipe agora só faz letras com sentido, o que para R.E.M. é algo muito fora do comum.

Mas 2008 promete. 

Em Julho de 2007, eles fizeram cinco dias de ensaio aberto em Dublin na Irlanda, apresentando músicas novas à platéia lotada do Olympia Theatre. 

O novo CD já tem nome. Accelerate.

Stipe deu uma entrevista esperançosa à revista Uncut. Parece que está saindo da crise.

Criaram o site ninetynights.com para promover o lançamento, que será dia 1º de Abril. Vão apresentar um vídeo por dia. Pelo que pude perceber, eles voltam a uma estética visual muito característica da banda, especialmente visível nos vídeos do álbum Out Of Time de 1991, sendo que Low e Country Feedback são destaques. Quem gostou, pode comprar o DVD This Film Is On.

R.E.M., quero vocês de volta. Estou com saudades.


Peter Buck, Michael Stipe, Bill Berry e Mike Mills (circa 1994)
Possivelmente no set de What's The Frequency, Kenneth?

Nenhum comentário: