sábado, 15 de dezembro de 2007

Design de interface é tudo


Ainda bem que o Google e a Apple estão amiguinhas. Certamente vão dominar o mundo. A Apple na Terra e o Google na Nuvem. 

Devem estar trocando muitas figurinhas. Uma delas percebi hoje no YouTube, depois de ver o vídeo do Marcos Mion fazendo Wuthering Heights pela terceira vez.

Antes, para assistir um vídeo em tela cheia, clicava-se no botão e esperava-se o video carregar de novo. Hoje, não mais: entram do ponto que estão e continuam carregando. Agora, ao terminar o vídeo em tela cheia, somos levados a uma interface de círculos flutuantes. Cada um representa um novo vídeo relacionado ao anterior. Se colocarmos o cursor sobre outro vídeo, outros círculos de vídeos relacionados a este se aproximam.

A medida que vamos clicando e clicando, linhas vão se formando entre os vídeos, mostrando nosso histórico. Tudo animado e dinâmico.

O que é mais interessante é que nenhuma tecnologia foi mudada. O navegador é o mesmo, o plug-in Flash é o mesmo. O que mudou foi a programação e a conceitualização da interface.

Não vejo a hora de descobrir o que eles estão fazendo com a tecnologia multi-touch do iPhone...

Se o pessoal na Microsoft não colocar a equipe do XBox prá trabalhar no lugar do pessoal do Windows e do Office, o bicho vai pegar pro lado deles. E feio.

Nenhum comentário: