quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Aga-Dê-Te-Vê-o-quÊ?


"Dia 2 de dezembro estréia a TV de Alta Definição no Brasil. E quem tiver um aparelho de Alta Definição, vai ver a diferença."
-------

O lançamento deste treco aqui no Brasil está tão emocionante quanto ficar preso em elevador. Eu, que até entendo um pouco do assunto, estou totalmente abismado com a falta de noção com que os responsáveis por esta meleca, todos eles, estão tratando o assunto.

Sim. É um momento histórico. Depois de muitas lutas e lobbies, conseguiremos ter mais uma tecnologia que o mundo desenvolvido já tem há anos. Como tudo neste País. 

As páginas das emissoras, inclusive as operadoras de cabo, não tem nenhuma informação sobre o lançamento. A página oficial do governo tem até um contador regressivo e conta com informações técnicas mínimas para entender o que está acontecendo, mas na área de Press Release: "Em Breve".

Domingo o Lula vai, com toda a sua pose, enfiar a cara na TV, falar um monte de bobagens sem sentido, fazer propaganda do partido e de como ele lutou para proporcionar isto aos brasileiros: "nunca na história desde País...". Vai dizer "boa noite" e vai entrar no ar "Alexandre, o Grande" (curiosa escolha) e sabe o que vai acontecer? NINGUÉM VAI PERCEBER A MENOR DIFERENÇA!

Sabe porque? Não somente é necessário ter um aparelho de TV compatível com HD, mas também um decodificador de R$ 700,00 QUE NEM ESTÁ A VENDA! As TVs compatíveis e com decodificador embutido só estarão a venda na metade do ano que vem. A incrível demora do governo prá decidir o padrão de transmissão obrigou os fabricantes a segurarem tudo.

Comprei a minha novembro passado numa super promoção e um XBox 360 há dois meses. Atualmente ele é o único equipamento que fica ligado junto com a minha TV. E, oficialmente, é o único capaz de gerar imagens de alta definição no Brasil. A primeira coisa que vi em HD na minha casa foi o trailer do filme Step Into Liquid que vem como demonstração no XBox. O meu queijo queixo caiu instantaneamente. Depois disso, TV normal, e inclusive DVD, ficaram parecendo YouTube.

Devo confessar que fiquei muito empolgado ao ver o anúncio do SBT que estava passando numa loja de conveniência. Não assisto mais TV na minha casa, muito menos aberta. No máximo Mythbusters de quarta, meia-noite, no Discovery. 

Então pensei: "puxa, "Alexandre o Grande" lá em casa seria demais. Será que vou voltar a ver TV aberta?"

E logo em seguida me veio: "mas gastar R$ 700,00 no decodificador prá ver mais o quê? Domingo Legal?! Fausto Silva?! Novela?! Deus me livre!".

Vamos ver quando as operadoras de cabo vão começar a transmitir em Alta Definição. Por enquanto a única que se dignou a se pronunciar a respeito foi a TV Alphaville, operadora local de Santana de Parnaíba e Barueri, nos subúrbios de São Paulo, onde minha mãe mora. Em março do ano que vem eles já querem transmitir sinal digital. Digital, mas não mencionaram nada sobre alta definição. Minha mãe ficou super empolgada, sem saber absolutamente nada do que se trata. Só sabe que é melhor.

Ainda mais confusão na cabeça do consumidor. 

[Adicionado 11:00] Renato Cruz do Estadão escreveu mais algumas informações sobre o assunto.

Nenhum comentário: