domingo, 21 de outubro de 2007

Quem manda nessa bagaça somos nós


Em maio, aconteceu a quinta D Conference, organizada por dois jornalistas, Walt Mossberg e Kara Swisher, do Wall Street Journal. Este ano eles conseguiram colocar no mesmo palco Steve Jobs e Bill Gates, fazendo eles responderem perguntas bem capciosas, tipo "o que vocês acham que o outro mais colaborou para a indústria da informática?".

O mais interessante de tudo isso é como ficou muito claro para mim a postura estratégica das duas empresas. Enquanto a Microsoft foca em explorar atuais paradigmas à exaustão, empurrando no consumidor o que ELA acha que é interessante, a Apple fica antenada no consumidor e no mercado. 

O momento mais memorável para mim foi com a pergunta: "Como será o computador daqui a cinco anos?"
Bill: "Teremos reconhecimento de escrita, voz e imagens."
Steve: "Eu não sei. Ninguém diria há cinco anos que teríamos mapas nos celulares. Mas, as vezes, algo aparece que captura o interesse do público."

Recomendo assistir o debate. É uma aula de planejamento estratégico, com pinceladas muito bem humoradas sobre a história da informática contada pela dupla de homens que possibilitaram a todos terem um estilo de vida digital.

Assistam em alta resolução e em versão audio aqui.

Resumindo: nós é que mandamos. Nós que criamos o futuro, a cada segundo, com pequenas atitudes.

E hoje, me deparei com este vídeo no YouTube que realmente enfatiza esta realidade. Fiquei até emocionado.



Nenhum comentário: