segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Myst IV Revelado


Depois de tanto tempo, vou tentar colocar os posts em dia.

Primeiro, com uma resenha de jogo. Não é nenhum lançamento, é o Myst IV - Revelation. Sou fan da série, apesar de achar alguns puzzles simplesmente impossíveis. Para quem não sabe, a série narra a história de uma família liderada pelo pai Atrus, último sobrevivente da cultura milenar dos D’ni (dunny), que habitavam há milhares de anos os subterrâneos da Terra e desenvolveram a arte de criar mundos fantásticos, chamados de Eras, por meio da escrita em livros. O quarto volume da saga, se passa aproximadamente 20 anos desde os eventos do primeiro jogo e descobrimos que os filhos de Atrus, Sirus e Achenar, na verdade não morreram, mas estão ainda vivos em Eras de prisão construídas pelo pai. Sedentos por vingança, eles escapam e seqüestram sua irmazinha caçula, Yeesha. Seu objetivo é explorar as Eras e levantar pistas de qual deles é o criminoso e resgatar a pequena Yeesha.

Por meio de cenários extraordinários e trilha sonora fabulosa, o jogador fica totalmente imerso no mundo de Myst. Particularmente, achei ele MUITO difícil. Ele também sofre de problemas de Level Design. O cenário de uma Era em particular é um verdadeiro labirinto na floresta, sendo que os pontos de acesso são quase que totalmente camuflados na paisagem. Mas simplesmente TIVE que acabar. Sentei uma tarde na frente do computador, baixei um FAQ e mandei ver.

Em compensação, achei a trilha sonora fabulosa como sempre. Esta foi escrita por Jack Wall, mesmo compositor da trilha do Myst III. Conta também com a participação especial de Peter Gabriel, um de meus artistas favoritos. Ele cedeu sua voz para um personagem que não aparece e uma música ainda inédita chamada Curtains para uma das seqüências mais maravilhosas do jogo.

Para principiantes, recomendo o Myst III - Exile, o mais gratificante de uma forma geral, atualmente disponível numa edição de 10º aniversário, em conjunto com o Myst original e Riven, a seqüência.

Postei uma resenha completa de Myst IV - Revelation no site da IGN e o vídeo completo de Curtains no YouTube.

Divirtam-se.

Até breve, prometo.

Nenhum comentário: