quarta-feira, 5 de abril de 2006

Mac joga nos dois times


Apple sai do armário e declara oficialmente que o Mac também roda Windows.


Acho que esta é a surpresa de aniversário que todos estavam esperando. Com o aplicativo Boot Camp, a Apple cria a maneira mais fácil de instalar o sistema operacional da Microsoft nas novas máquinas Intel. Ainda em versão Public Beta, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente no site da Apple. Ele cria um CD com todos os drivers necessários para a instalação e uma nova partição no HD usando o que a empresa declara ser o “mais elegante utilitário de disco da história”. Humildes, não? Uma impressora é “realmente” necessária para imprimir um guia de instalação para o Windows. Ah, sim... uma cópia original (ou “de boa fé”, como eles dizem) do Windows XP também é necessária.

Uma vez instalado, basta pressionar a tecla Option (ou alt) para e selecionar o sistema operacional. Pronto. O melhor dos dois mundos ao toque de um dedo. Com a mesma facilidade, também é possível apagar a partição e retomar o espaço em disco.

A Apple coloca avisos bem destacados. Ela não oferece nenhum suporte técnico aos usuários do programa e também declara que não tem interesse em vender o Windows XP. Ela também avisa que o Windows rodando no Mac também é suscetível aos ataques de vírus como no mundo dos PCs. A versão final do Boot Camp estará disponível na próxima edição do MacOS X, com o codinome “Leopard”.

Ao fazer a parceria com a Intel, a Apple prontamente declarou que não criaria nenhum impedimento para que os usuários instalassem Windows nas novas máquinas. Mas acredito que poucas pessoas estava esperando este tipo de apoio. Quero ver um PC rodar Mac OS X (oficialmente)!

Nenhum comentário: