domingo, 4 de setembro de 2005

"E lá vamos nós..."

Quem diria que a empresa de informática que quase faliu em meados dos anos 90 lideraria o mercado de música digital? Em 2001, a Apple mudou a maneira de como as pessoas escutam música apresentando o primeiro iPod. "1.000 músicas no seu bolso" foi o slogan apresentado no seu lançamento, uma cerimônia exclusiva à jornalistas. Três gerações, cinco outros modelos e quatro anos depois, a Apple está pronta para repetir o feito em outra cerimônia exclusiva para jornalistas que irá ocorrer na próxima quarta-feira, 07/09, 10h00 (horário de São Francisco). A imagem acima é a capa do convite.

Como já haviam declarado na MacWorld em janeiro deste ano, certamente irão apresentar um celular Motorola que conterá uma versão exclusiva do iTunes com acesso à iTunes Music Store. Mas não teriam fechado o auditório do Moscone Center West somente para confirmar algo que já foi anunciado no começo do ano. A pergunta agora é: "o que eles irão inventar desta vez?" Essas são minhas previsões:

· Celular Motorola + iTunes: 100%. Tendo fechado recentemente uma parceria com a operadora Cingular, eles desataram o último nó que dificultava a conexão entre o aparelho e a loja virtual. Exite também a possibilidade dele apresentar um design exclusivo feito pela própria Apple. Eles não colocariam o software deles em qualquer caixinha cinza-grafite de flip.

· iPod Video e iTunes Video Store: 60%. Apesar de já ter declarado no ano passado que equipamentos de vídeo portáteis, como o Creative Zen basedo no Windows Media Center, não eram a resposta por serem muito grandes, de difícil uso e sem maneiras fáceis de acrescentar arquivos de vídeo, a Sony com o PSP provou que é possível desenvolver um produto de qualidade com todas essas funcionalidades, e ainda algo a mais. Parece que recentemente eles negociaram com a MTV a possibilidade de acrescentar uma extensa biblioteca de videoclips à sua loja virtual. Mas a possibilidade de acrescentarem filmes também é grande. Eles já hospedam uma extensa biblioteca de trailers no site do Quicktime. O design seria a verdadeira incógnita.

· iPod Shuffle com tela. 40%. A Apple conseguiu conquistar a única fatia de mercado onde não tinha hegemonia, os players baseados em memoria flash. Mas o aparelhinho já está ficando desatualizado: ele não tem tela, nem sintonizador de FM e possui controles limitados. O Network Walkman da Sony possui uma nova geração de micro telas baseadas na em Eletroluminescência Orgânica (?), o que possibilita mantê-lo com um tamanho muito pequeno, ampliando muito sua funcionalidade. Quem sabe?
--
Famoso episódio do "Pague os 50 centavos" do Pica-Pau.

Nenhum comentário: