terça-feira, 16 de agosto de 2005

Ode ao bom gosto

Parece que o mercado de música sempre está em mutação. Artistas, produtores e gravadoras sempre tentam se adaptar ao gosto em particular do público que nunca sabe o que quer. Poucas são as pessoas que tentam manter sua integridade em prol da arte. O Nine Inch Nails faz parte desta minoria.

Gostos pessoais à parte, é inegável que o Trent Reznor, fundador e principal colaborador, sempre se destacou na sua originalidade, distanciando-se até de outros artistas do nicho Metal/Industrial. Como um bom perfeccionista, sempre fez de tudo para passar a sua mensagem da maneira como havia idealizado. Desde a concepção individual das músicas, tocando quase todos os instrumentos sozinho no disco até a colaboração com artistas para a criação das artes nos CDs e nos vídeoclips.

Faço todo esse "puxasaquismo" pra escrever sobre o novo clip da banda, Only.

Tentarei resumir:

1 Ornamento de mesa Pinpressions
1 Abajur Tizio
1 PowerBook G4 rodando iTunes
1 par de Caixas Acústicas Altec Lansing

Disponha os ingredientes de forma elegante sobre a mesa adicionando muita criatividade, bom gosto e muitos efeitos especiais totalmente imperceptíveis.

E o único cozinheiro que poderia executar esta receita com maestria é David Fincher, outro perfeccionista de carteirinha. Tentem notar a semelhança com Clube de Luta e O Quarto do Pânico. Freedom '90, do George Michael, também é dele. Digamos que o Pinpressions equivale à jaqueta pegando fogo do Freedom ou ao bule na cozinha do Quarto. Isso sim é o que chamo de integridade artística. Certamente os objetos são, em um ponto do vídeo, todos digitais. Só desta maneira a câmera poderia ter feito os movimentos "impossíveis" que fez. A final de contas, uma câmera cinematográfica não cabe dentro de uma xícara de café.

Nada de explosões, fundos extraplanetares ou naves alienígenas. O legal mesmo é o ultra-realismo.

Confiram: http://nin.com/visuals/index.html

5 comentários:

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

Transferência dos comentário do HaloScan:

Danicast » Adorei o blog e a dica. Citei você lá no chá. Bem vindo à blogsfera!

17.08.05 - 10:00 am

Anônimo disse...

Paulo » Issaí. E vamo que vamo. Voltarei para acompanhar a evolução.

17.08.05 - 5:54 pm

Anônimo disse...

Luciano » ótimo o post. (e sem mais palavras.)

18.08.05 - 4:04 pm

Anônimo disse...

Flavs » Videoclip de bom gosto realmente! Abraço

18.08.05 - 8:01 pm